Um livro encantador, que mistura a história de vida do autor com ciência do mais alto nível. Carl Hart conta sua trajetória de menino negro criado em uma família multiproblemática até se tornar um renomado cientista em um dos mais respeitados institutos de pesquisa sobre drogas do mundo. Explora a tendenciosidade através da qual as drogas são estudadas e levadas aos meios de comunicação e apresenta alguns fatos científicos fundamentais para uma reflexão mais aprofundada sobre o tema. Leitura fácil, agradável e altamente recomendada.
O livro mais completo e bem escrito que eu já li sobre o tema. De uma forma bastante fluida e clara, o autor percorre a história das drogas, apresentando fatos históricos bastante curiosos, escreve sobre a economia ilícita, explicando o crime organizado e o narcotráfico, e também aborda os aspectos cerebrais, políticos e técnicos das drogas. O conteúdo do livro faz jus ao seu título. Recomendadíssimo.
Para aqueles que querem conhecer o crime organizado por dentro. Este livro vai muito além das drogas e leva o leitor a uma viagem para dentro das máfias internacionais. Com uma escrita clara e cheia de detalhes (por vezes sórdidos), a leitura é tão agradável que, por vezes, parece que se está lendo uma novela.
O autor foi conhecer diversas organizações mafiosas por dentro e colocou sua vida em risco muitas vezes para que tivéssemos acesso a esse mundo paralelo que é o crime organizado e um de seus principais produtos: a cocaína.
Um clássico da Sociologia que não se parece nem um pouco com os textos comuns da área. Escrito de uma forma simples e clara o autor desvenda o mundo dos indíviduos considerados "desviantes" o que, naturalmente, inclui usuários de drogas.
Capítulos interessantíssimos como "Tornando-se um usuário de maconha" (o meu preferido) e "a cultura de um grupo desviante: o músico de casa noturna" fazem a leitura valer à pena.
Livro curto, objetivo e esclarecedor. O autor transita entre a ponta do iceberg - o varejo das drogas - até as questões econômicas globais envolvidas no narcotráfico, apresentando também os números envolvidos neste milionário negócio.
Conhecimento chave para quem quer começar a pensar a questão das drogas desde uma perspectiva mais ampla do que aquele antigo dualismo biológico do vicia, não vicia, faz mal, não faz mal.
Um psicanalista e um filósofo escrevendo juntos sobre dependências químicas. O resultado não poderia ser diferente do que um livro que vai além, mas muito além, dos aspectos concretos do uso de drogas.
Um livro que explora profundamente o significado da dependência química e toda a dinâmica psíquica que está por trás da realidade do dependente e da sua família.
Para quem gosta de penetrar nos recônditos da alma humana este livro é um prato cheio.
Um dos poucos livros que encontrei que trata sobre a questão das drogas e dependências químicas desde uma perspectiva Junguiana. Sem falar na inovadora ênfase dada ao feminino nesta área.
Apesar de apresentar alguns conceitos bem técnicos no início, sua parte interessante se destaca por trazer "mastigadinho" tudo o que Jung disse sobre alcoolismo, a história dos deuses Apolo e Dionísio e as correspondências trocadas entre o fundador dos AA, Bill W., e Jung.
Escrito pelos fundadores do famoso grupo de mútua ajuda Amor Exigente, este livro é um manual e um bálsamo para pais que enfrentam problemas com o comportamento dos filhos, não só relativos às drogas. Ele explica de forma simples e com diversos exemplos a filosofia do Amor Exigente. "Nós o amamos, mas não aceitamos o que você faz".
Um livro envolvente, extremamente esclarecedor, sem muita teoria e suposições, bem prático e sustentado pela experiência. Sugiro para aqueles que se perguntam "e o que a família pode fazer quando o filho está usando drogas?"
Esta obra do Marco é um "ancestral" do livro "Por Trás da Aparência Singela de Mãe". Ele a terminou em 2007, antes mesmo de nos conhecermos.
Livro marcado por apresentar conteúdos sobre drogas e dependências químicas nunca antes tratados em livros e muito pouco conhecidos pelos profissionais. Como exemplo, os conceitos dos três vazios e dos papéis que podem desempenhar os codependentes para agravar a doença do dependente químico.
De uma forma fantasticamente lúdica e bem-humorada, a autora traz explicações e respostas simples sobre as drogas, mas que atingem na mosca os pontos mais importantes para uma compreensão correta e desmistificada do tema.
O livro conta com umas "puxadinhas de orelha" nos pais e com dicas valiosas para pais e amigos de usuários.
Uma leitura quase clássica na área de drogas, repleta de poesia.