Atendimentos

Os atendimentos para tratamento da dependência de drogas são realizados inicialmente com a família do paciente, pois ela é essencial tanto para o início quanto para a manutenção do tratamento.

É comum que a família se sinta sem esperança e desnorteada para lidar com o consumo de drogas do seu familiar. Por isso, a primeira etapa do processo é a capacitação da família, para que ela veja que existe saída e perceba o quanto a família é fundamental para que um tratamento traga bons resultados, mesmo que seu familiar não esteja motivado a aceitar ajuda num primeiro momento.

Para que esse objetivo inicial seja atingido, os primeiros encontros consistem em explicações e ressignificações sobre os fatos observados com relação ao seu familiar e sobre o poder que a família tem para fazer a diferença em todo o processo. Após essa primeira etapa de capacitação, quando necessário, são realizadas sessões de terapia familiar sistêmica para favorecer o movimento da família em direção aos objetivos desejados.